LISBOA UMA ESCOLHA EM MIL…

ENSINO DE EXCELÊNCIA

A Região de Lisboa detém uma rede altamente qualificada e diversificada de instituições de ensino superior universitário e politécnico, e inúmeros centros de investigação financiados pela Fundação de Ciência e Tecnologia. Conta ainda com três Parques de Ciência e Tecnologia, sendo efetivamente o maior pólo universitário e de investigação do País.

As instituições de ensino superior de Lisboa estão entre as melhores e mais prestigiadas, tendo vindo a ser  reconhecidas anualmente em vários “rankings” internacionais (Financial Times, CWUR – Centro para os Rankings Universitários, Academic Ranking of World Universities de Xangai, THE – Times Higher Education e Ranking QS – World University rankings).

OFERTA ACADÉMICA DIVERSIFICADA

A escolha de cursos quer ao nível de Licenciatura, quer ao nível de Mestrado ou Doutoramento é vastíssima, cobrindo as áreas do conhecimento tão distintas como ciências exatas, ciências naturais, ciências da saúde, engenharia e tecnologias, ciências sociais, artes e humanidades.

O Português é a sexta língua mais falada no mundo. A aprendizagem da língua portuguesa é estimulada através da oferta de aulas de português aos estudantes estrangeiros a par do ensino em língua inglesa que é proporcionado em várias instituições de ensino superior. As áreas que mais apostam em cursos lecionados em inglês são as Ciências Económicas e Empresariais.

PROPINAS E CUSTO DE VIDA COMPETITIVOS

Lisboa continua a ser uma cidade da União Europeia com um custo de vida acessível. É o centro económico de uma vasta região, com recursos humanos qualificados, um ambiente cosmopolita e elevada qualidade de vida. As despesas com os bens essenciais como a alimentação, os transportes, a saúde ou com o acesso a bens culturais como cinema, teatro, concertos são bastante razoáveis o que torna a permanência na cidade muito atrativa.

O custo das propinas para estudantes não portugueses depende do seu estatuto, se a sua presença resultar de acordo bilateral pode até ter isenção de pagamento das mesmas. Sobre o montante a pagar, é desejável obter informações mais detalhadas diretamente nas instituições de ensino superior de acolhimento.

STUDY IN LISBON LOUNGE

A cidade dispõe de um espaço dedicado ao aconselhamento e orientação a estudantes e investigadores internacionais, o  Study in Lisbon Lounge. Aqui, os estudantes são apoiados em alguns aspetos, como por exemplo; na procura de alojamento, na obtenção de vistos e de títulos de residência, na abertura de contas bancárias, ou na aquisição de títulos de transporte.

Sempre que solicitado pelos estudantes são facultadas informações sobre o sistema nacional de saúde, oferta cultural, recreativa, e desportiva da cidade e esclarecidas dúvidas relacionadas com o seu percurso académico.

ALOJAMENTO À MEDIDA

Apesar de Lisboa ser uma das cidades que na União Europeia oferece melhor qualidade de vida aos estudantes, sendo considerada uma das cidades mais seguras da Europa, o alojamento é ainda o maior desafio à sua fixação pois, em algumas zonas da cidade, arrendar um quarto ou uma casa pode ser dispendioso.

À semelhança de outras cidades, a oferta de alojamento a preços comerciais coexiste com a oferta do mesmo a preços sociais, existindo várias residências para estudantes e para investigadores localizadas preferencialmente no centro da cidade e com acesso fácil aos diferentes pólos universitários. As residências universitárias não são suficientes em relação à crescente procura de alojamento. Para colmatar esta questão, o Município está a promover ativamente políticas de apoio ao arrendamento para estudantes, que passam entre outras, pela reconversão de imóveis em residências académicas.

DIVERSIDADE CULTURAL

Ao longo da história da cidade, os Lisboetas adquiriram considerável experiencia de contacto com diferentes comunidades. Afáveis, espontâneos e sociáveis, comunicam facilmente com os estrangeiros não só em Inglês, mas também em Espanhol ou Francês.

Em Lisboa vivem numerosas comunidades oriundas do Brasil, Cabo Verde, Angola, Ucrânia, Índia, Bangladesh, Nepal, China, Venezuela entre muitas outras. Estas comunidades preservam a sua cultura especialmente através da divulgação da sua gastronomia, muito enraizada em Lisboa e da participação em festivais e outros eventos apoiados pelo município, como o Festival Hindu Ratha Yatra, o Aniversário do Buda-Vesak, ou a Festa da Diversidade, partilhando com os Lisboetas as suas raízes.

Lisboa assume-se claramente como uma cidade multicultural e que acolhe bem todos quantos a escolhem para viver, trabalhar, estudar ou somente visitar. Com pouco mais de 2 milhões de habitantes na sua área metropolitana, Lisboa constitui-se como um grande aglomerado populacional, sem adquirir as características de uma megapolis confusa e hostil.

CIDADE DO DESPORTO

Lisboa tem um clima temperado sem grandes amplitudes térmicas ao longo do ano, o que possibilita a todos os que vivem, estudam e trabalham na cidade excelentes oportunidades para a prática de determinados desportos. Caminhadas, jogging, BTT, golfe, equitação, futebol ou skate são algumas das atividades que se podem praticar intensamente.

Em diversos locais da cidade multiplicam-se os equipamentos desportivos, os parques dedicados a desportos radicais, os circuitos de manutenção em matas e parques, uma vasta rede de ciclovias, oferecendo excelentes condições para um estilo de vida saudável. A proximidade ao rio Tejo e ao mar permite a prática do remo, canoagem, vela, surf e kitesurf.Querendo simplesmente relaxar, tanto o Parque Florestal de Monsanto como o Parque da Bela Vista são boas opções, para além de vários outros parques e jardins com interesse histórico, e artístico dispersos pela cidade.

Finalmente, nunca será demais relembrar que os lisboetas disfrutam ainda da proximidade de duas das mais espetaculares frentes de mar da Europa: no Guincho e na Ericeira, sendo esta última a maior reserva de surf da Europa.

VASTA OFERTA CULTURAL

Lisboa é uma cidade onde durante todo o ano acontecem inúmeros e variados eventos, muitos deles com notoriedade internacional. A cidade tem uma oferta cultural muito variada e de qualidade, com uma vasta rede de museus, galerias de arte, bibliotecas, teatros e cinemas.

A oferta de equipamentos culturais, as lojas do comércio tradicional, os locais de boémia e de lazer com forte ligação aos bairros tradicionais constituem um traço distintivo da cidade.

Nos peculiares bairros da Baixa, Alfama, Castelo e Mouraria, pode ouvir-se á noite em locais típicos, o Fado, uma canção nostálgica portuguesa.

Ao longo do ano realizam-se uma grande variedade de festivais de cinema (IndieLisboa, Lisbon & Estoril Film Festival, Motelx, DocLisboa, Queer Lisboa, Monstra). De acordo com os géneros musicais, os concertos acontecem em Igrejas, grandes salas de espetáculos, bares e sempre que o tempo permite em jardins, miradouros e parques.

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Lisboa está cada vez mais recetiva às inovações sociais e tecnológicas, sendo um local privilegiado não só para se estudar, mas também para se investigar, experimentar, partilhar e divulgar novas ideias e novos produtos.

O município aposta no empreendedorismo disponibilizando diversos espaços de co-working e apoiando a rede de startups e incubadoras espalhadas na cidade.

Acolhe desde 2016 a WEB SUMMIT, uma das maiores e mais importantes conferências de empreendedorismo, inovação e tecnologia a nível mundial, atraindo a Lisboa alguns dos responsáveis de topo das maiores e mais inovadoras empresas globais.